26 outubro, 2007

Segunda etapa- Técnica das fotos

Neste dia os alunos estavam eufóricos, pois aguardavam ansiosos pela segunda etapa do exercício de preparação para a dramatização. Formei três grupos de seis alunos e um de cinco, organizamos a sala; platéia e palco. Definimos os lugares para cada grupo ensaiar e o tempo que teriam para o mesmo. Facilitou muito o meu trabalho o fato da escola disponibilizar duas salas vazias e melhor ainda, ao lado da minha. 1ª representação: Cada grupo teria que fazer uma representação de uma foto de família, a princípio a única exigência era que no momento da foto eles deveriam ficar imóveis como se fosse realmente uma foto. 2ª representação: Cada grupo deveria representar um evento qualquer, a maioria dos grupos escolheram aniversário, sendo que as escolhas não deveriam ser divulgadas para os outros grupos. Após a representação de cada grupo eu fazia alguns questionamentos à platéia, como por exemplo, o papel que cada um estava representando e por último, o que a foto representava. Só neste momento é que os componentes da foto participavam dos questionamentos, respondendo se as respostas estavam corretas ou não. Fiquei muito satisfeita com o retorno desse trabalho, pois me surpreendi com alguns alunos que durante as minhas aulas faziam questão de não chamar atenção e no entanto durante esse trabalho tiveram uma atuação fantástica, tenho certeza que isso vai refletir na aprendizagem deles, pois se sentirão mais seguros e capazes.

21 outubro, 2007

Primeira etapa do planejamento de teatro

Selecionei alguns exercícios, a partir da aula presencial, e realizei com meus alunos de 4ª série. Não foi necessário fazer muitas adaptações, pois a faixa etária e as condições de trabalho que dispunha, estavam de acordo com a experimentação. No primeiro dia, três de outubro, planejei uma aula com as atividades cuja formação dos alunos foi em círculo, começamos com a "dinâmica dos nomes", o "zipt; zapt; cabum; tóin; óin; óin", a dinâmica de caminhar ocupando os espaços da sala e por último o "robô". A princípio eu tinha planejado duas atividades a mais que essas, porém o sucesso do zipt zapt foi tão grande que os alunos pediram para repetir, então não deu tempo de realizar as outras neste dia. Antes de iniciar as atividades expliquei para os alunos que as atividades que iríamos colocar em prática era uma preparação para um posterior trabalho de teatro e que iriam passar por outras etapas. Foi muito gratificante realizar este trabalho, apesar da agitação inicial dos alunos diante do desconhecido, pois através das dinâmicas ficou mais explícito o quanto alguns alunos têm dificuldade de trabalhar com o corpo e mente ao mesmo tempo, principalmente na atividade do zipt zapt,pois é necessário ter um raciocínio rápido para não se confundir com o que fazer e falar. Neste dia não foi possível registrar o trabalho com fotos ou filmes.

20 outubro, 2007

Festa dos calouros

Oi pessoal, gostaria de socializar algumas fotos que tirei na festa dos calouros. A propósito a festa estava ótima, porém foi uma pena que muitos não puderam compartilhar desse momento de confraternização, mas oportunidades não faltarão. Na segunda foto sou eu e minha afilhada Káthia, uma grande
parceira nessa caminhada de aprendizagens.