23 maio, 2008

1ª Aula presencial de Matemática

Nossa primeira atividade, em grupo, foi referente ao primeiro encontro, formamos grupos e depois manipulamos os objetos. A primeira etapa foi com a caixa surpresa, onde cada integrante, um de cada vez, coloca a mão e pega um objeto. Sem tirar o objeto da caixa, a pessoa deve descrever as características do mesmo, analisando através do tato.
A segunda etapa foi com o Pif Maia, jogo de cartas que representa o Sistema de Numeração Maia. Foi muito interessante a manipulação desse material, pois tivemos uma experiência de como devem sentir-se os alunos no primeiro contato com o Sistema de Numeração Decimal, pois pra eles isso é tão obstrato quanto foi pra nós, no primeiro momento, o contato com esse Sistema de Numeração de um outro povo.

Efeito Estufa e Aquecimento Global

O vídeo "Balance" nos mostra duas situações, a primeira nos revela o quanto as atitudes, centradas no grupo, podem trazer benefícios a todos. A segunda deixa claro que, atitudes individuais; onde cada um pensa em si, todos são prejudicados de uma forma ou de outra.
No vídeo, enquanto os seres daquele planeta estavam trabalhando de forma conjunta havia o equilíbrio, e todos eram beneficiados, no momento que um indivíduo decidiu tirar proveito em benefício próprio, aconteceu o desequilibrio do sistema, e todos foram prejudicados.
O nosso planeta esta cada vez mais caminhando nesta mesma direção, e o efeito estufa é uma consequência presente da falta de harmonia entre os seres que vivem nesse planeta, cujo principal responsável é o ser humano.
A folha Online- Ciências trás uma reportagem muito interessante sobre este assunto:
Veja alguns vídeos de reportagens sobre a afeiro estufa:

15 maio, 2008

Linha do Tempo

Finalmente consegui fazer parte da minha linha do tempo no Xtimeline, demorou, pois este recurso colaborativo apresenta algumas ferramentas que desconheço. Depois de familiarizar-se com as ferramentas, não foi tão dificíl, pois este recurso de criação das timelines apenas requer a inserção de eventos e datas. A minha linha ainda não está concluída, pois, organizar todo o material(fotos, registros, etc) requer tempo e paciência, então vou fazendo aos poucos, além do mais, espero que a minha do tempo tenha muitos e muitos eventos significativos. Achei muito interessante trabalhar com essa diferente mídia, pois nela as linhas dos tempo podem ser classificadas em categorias como história, ciências, esporte, cultura, biografias e outras. O autor da linha define se seu trabalho será público ou restrito a grupos de amigos, pode permitir ou não, que outros usuários completem as informações colocadas. Fiquei muito satisfeita, pois é mais um conhecimento que adquiri e que posso usá-lo no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Bom pessoal, minha linha do tempo não tem tantos eventos quanto a da Jennifer Lopez, mas vou adorar sua visita. http://www.xtimeline.com/timeline/Fatos-de-minha-vida