26 setembro, 2008

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

No módulo 2, Organização da Educação, foram abordadas as competências das esferas de governo para com educação: Os municípios devem priorizar a educação pré-escolar e o ensino fundamental, os estados; o ensino fundamental e o ensino médio, à união incumbe o financiamento de rede pública federal de ensino a prestação de assistência técnica e financeira aos estados e municípios. A responsabilidade das três esferas de governo também está presente na tarefa de normatização da educação, neste campo participam os poderes executivo, legislativo e judiciário Também foram abordados o regime de colaboração intergovernamental; cuja prática é que vai marcar ações mais ou menos colaborativas ou coordenadas, áreas de jurisdição e atribuições dos sistemas de ensino; federal; estadual e municipal. Neste módulo foram estudados fundamentos gerais de organização da educação brasileira. A organização de todas as escolas brasileiras estão estabelecidas na legislação nacional, porém há diferenças entre as escolas, isto significa que nem tudo está estabelecido nessa legislação e nas normas nacionais. Além das normas nacionais, existem a legislação estadual e municipal, o sistema de ensino, e por último, a instância mantenedora. A organização nacional confere unidade ao sistema aducacional como um todo, as instâncias estaduais e municipais confere uma unidade regional ou local.

14 setembro, 2008

Gestão Democrática

Estudar gestão escolar é, para muitos, maçante, pois envolve questões legais, conceitos complexos e suas relações. Porém, a medida que tomamos conhecimento de determinados conceitos, abre um leque de possibilidades de novas aprendizagens, que é importante, pois são questões que fazem parte de nossa realidade, o que nos faculta a interagir e mudar o rumo de nossa história. Não é de uma simples gestão que estamos falando, e sim, de uma gestão democrática, com seus principios básicos, o que nos leva a refletir sobre a sua existência, ou não,nas escolas em que atuamos. Acredito que o princípio básico fundamental para uma gestão democrática seja a participação de toda a comunidade escolar nos processos decisórios e que todos esses atores tenham conhecimento do que ocorre no interior da instituição e nas suas relações externas. Porém, o primeiro passo a ser dado, é a qualificação do gestor escolar numa perspectiva de gestão democrática, para posteriormente, abrir caminho para os demais envolvidos nesse processo de participação coletiva. Para que possamos desenvolver uma escola "verdadeira", com consciência crítica da realidade social, ou seja uma escola verdadeiramente pública na busca da eliminação das desigualdades sociais.

10 setembro, 2008

Mapa Conceitual

Achei muito interessante trabalhar com mapas conceituais, pois ele é um elemento que pode ajudar as pessoas a construirem significados novos e mais completos para a sua aprendizagem. É uma diagrama onde colocamos um conceito-chave e indicamos relações para esse conceito, seu grande objetivo é representar as relações significativas entre os conceitos, em forma de proposições. Na realidade é um resumo esquemático do aprendido. Quando começamos a montar o mapa do projeto, de música, percebi que podemos usar este recurso com os alunos, pois partindo do que eles já sabem, conceitos existentes, podemos desenvolver novas relações conceituais entre si, de maneira ativa e criativa, levando o aluno à profundidade de novos conceitos, das novas relações.