26 outubro, 2010

EIXO V

No 5º semestre tivemos oportunidade de nos conhecermos um pouco mais, a interdisciplina responsável por isso foi a Psicologia da Vida Adulta. Durante este semestre trabalhamos com a aprendizagem na vida adulta a partir do referencial teórico piagetiano, cujo enfoque principal foi a educação de jovens e adultos.

Através das leituras sugeridas tivemos contato com as transformações que ocorrem na convivência do adulto, relacionamentos afetivos, trabalho e educação.
O envolvimento com os temas desta interdisciplina foi tão intenso que me proporcionou uma análise de atitudes minhas e de pessoas que convivem comigo ou que já conviveram...
Apesar de ter certa aversão pelo fórum, pois muitas falas eram ignoradas e davam inicio a outra, em fim, não tinha uma continuidade, nesta interdisciplina houve muitas descobertas que foram socializadas neste espaço. Uma das discussões proposta era sobre as 8 fases da vida adulta segundo Erik Erikson, foi muito produtiva, cada um se “encaixou” em uma das fases e ainda relatou os seus comportamentos, relevantes a tal fase.
Postagem no fórum, em 02/09/2008 20:55:58, em resposta a discussão da colega Solange.

Oi Solange, também estou na mesma fase que tu, estou com 41 anos, e apesar do meu filho estar com 20 anos(idade adulta jovem) eu me preocupo muito com ele, com seus estudos, com as baladas, etc. As vezes eu achava que isso não era normal, porém agora, conhecendo as 8 fases do Erik Erikson, dá para entender o meu comportamento e das demais mães que agem com eu. Estou achando muito interessante estudar essas fases, pois conforme nos apropriamos do conteúdo, inconscientemente fazemos relações com o comportamento de nossos filhos, mãe, irmãos, avós, etc.
Algo que me chamou muito a atenção diz respeito a generatividade, que é um comportamento da fase que estou. Realmente, percebo o quanto é importante pra mim gerar algo, participar de novas experiências, e isso nem sempre foi assim, não na mesma intensidade que agora.


Abração! Sueli

Acredito que esta interdisciplina possibilitou muitas trocas e descobertas para todos os colegas.

25 outubro, 2010

Eixo IV

Na postagem Espaço e Forma relato uma das tantas atividades que coloquei em prática com meus alunos, na interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática. Foi uma das atividades que proporcionou a integração da aprendizagem com a ludicidade.

Esta interdisciplina proporcionou uma metodologia interativa e problematizadora, pois tivemos oportunidade de colocar em prática muitas atividades no sentido de interagir com a intencionalidade de resolver problemas e ampliar o conhecimento.
Apesar de uma quantidade bem expressiva de atividades propostas, esta interdisciplina nos favoreceu a construção de conhecimentos referentes aos temas e conceitos da área.
A primeira atividade foi a construção de uma página do pbworks, para a publicação das criações e das reflexões da interdisciplina. Neste espaço publicamos atividades referentes a Classificação e Seriação, Números e Operações, além de Espaço e Forma.
Esta interdisciplina foi significativa por que quando aplicamos uma atividade com os alunos, seja ela em sala de aula ou no ambiente informatizado, temos uma visão diferente da que teríamos se apenas estudássemos a teoria. Esta experiência nos leva a refletir sobre os prós e contra e, concomitantemente a possíveis soluções de problemas.

20 outubro, 2010

Eixo IV

No 4º semestre tivemos a interdisciplina de Estudos sociais, no post relato alguns momentos significativos deste encontro. A partir do que vivenciamos nesta aula tivemos uma noção do que nos seria ofertado nesta interdisciplina.
Uma das aprendizagens significativa desta interdisciplina foi a eboração da linha do tempo, no Xtimeline. Aprendizagem significativa é aquela que adquirimos a competência para propagar este conhecimento.
Prática que testemunha esta aprendizagem foi o projeto de estágio, cuja temática foi Noções Temporais, que foi o enfoque temático II desta interdisciplina.
Ainda neste IV Eixo tivemos as interdisciplinas de Representação do Mundo pela Matemática e Representação do Mundo pelas Ciências Naturais.
Na postagem Sombras , relato a experiência que coloquei em prática com meus alunos, no módulo II de ciências, do ciclo da natureza. O objetivo desta experiência, projeções de sombras, era investigação e resolução de problemas por meio de tentativas, experimentações, tudo isso relacionado a luz, sombra, ausência de luz, entre outras concepções que os próprios alunos construíram durante o experimento.
A proposta do estudo das ciências foi trazer um enfoque onde compreender a natureza é compreender a si mesmo. E em cada observação que fazemos acrescentamos algo de novo em nós, ao mesmo tempo que modificamos aquilo que observamos.

12 outubro, 2010

Análise do Eixo III


A postagem Primeira etapa do planejamento de teatro é um relatório de uma das aulas que apliquei aos meus alunos, 4ª série, após uma das aulas presenciais de Teatro. Os alunos aprenderam muito com esta disciplina, eu mais ainda, pois até então eu pensava que para se fazer teatro era indispensável cenário e figurino. A partir das aulas de teatro percebi que o corpo e sentimento são peças fundamentais de uma dramatização.
Mas por falar em sentimentos, vivenciamos muitos sentimentos durante este segundo semestre de 2007, pois além do Seminário Integrador III , tivemos Artes Visuais ; Literatura Infanto-Juvenil e Aprendizagem ; Teatro e Educação; Ludicidade e Educação ; Musica na Escola , interdisciplinas que com certeza provocaram muitas mudanças no nosso “ser professor”.
Na postagem O 'Passo' relato uma experiência inesquecível, para mim e para os alunos, uma técnica denominada “O passo” , cuja base é a pulsação, um ritmo que podemos observar em nosso corpo, a partir desta pulsação começamos a produzir sons com palmas, pés e sons vocálicos. Enfim, esta foi uma experiência que nos possibilitou grandes aprendizagens.
Foram muitas emoções durante o semestre, realizamos a visita a Bienal, momento cultural compartilhado com colegas, tutores e professores.
Esta experiência foi tão significativa que resolvi levar meus alunos para vivenciar este momento. Na postagem Fazendo Arte faço um relato sobre esta visita e sobre os trabalhos dos alunos, que foram realizados a partir da obra de arte da artista magdalena Atria, que utilizou massinha de modelar para moldar grandes pinturas.
Na interdisciplina de Artes Visuais aprendi a ensinar os alunos a observar a arte com outros olhos, com olhos de quem vê o que quer envergar e não o que os outros dizem que vêem. Aprendi a ensinar os alunos a realizar releituras de formas diversificadas, seja ela com qualquer material disponibilizado. O importante é que o autor(aluno) tenha sensibilidade de observar uma obra e reproduzi-la de sua maneira.
Enfim, um semestre de muita interação, criatividade, emoção, aprendizagem e trabalho prazeroso.

11 outubro, 2010

Análise do Eixo II



Ano de 2007, segundo semestre do PEAD e ingresso de uma nova turma, os calouros, e claro...de minha colega Kathia, que mais adiante seria adotada por mim, para trocarmos idéias, conhecimentos, enfim, aprendemos e continuamos aprendendo uma com a outra.
Neste semestre além do Seminário, que integra as demais interdisciplinas, tivemos:
  • Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I
  • Fundamentos de Alfabetização I
  • Escolarização Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica
  • Infâncias de 0 a 10 anos
Durante este semestre fiz referencias a interdisciplina Seminário Integrador no meu Blog, inclusive ganhei vário “puxões de orelhas”, pois minhas postagens eram mínimas e as reflexões não tinham argumentações pontuais desta caminhada.
Após os “puxões de orelha” fiz uma postagem tipo desabafo, postagem escrita em 27/06/2007 que dizia a seguinte:
E aí galera, que pessão!! Pessoal, estou me referindo aos comentários que recebi, mas tudo bem eu realmente estava deixando de lado o meu bloguinho. Gostaria de compartilhar com vocês a minha caminhada, neste segundo semestre, estou conseguindo fazer as atividades em dia, apesar da “banda estreita”, porém o fórum é um espaço que pouco uso, pois acho complicado dar seqüência aos assuntos abordados. Quando iniciei o primeiro semestre me apresentei como “analfabeta da máquina” hoje me considero uma silábica alfabética, pois já aprendia a usar várias ferramentas, que antes para mim eram uns “monstrinhos”. Estou adorando essa oportunidade de descobertas e aprendizagens.

" O sucesso não ocorre por acaso
Deus nos da´o dom.
O mundo nos oferece a oportunidade
E assim, acontece o sucesso
( Valmor Vieira)

Analisando esta postagem e as demais, acho que os “puxões de orelhas” ainda foram pouco, pois, realmente elas eram muito empobrecidas, faltava conteúdo. Faltava refletir acerca das aprendizagens; descobertas; dificuldades e superações, segundo a proposta das postagens no Blog.
Neste semestre também tivemos uma Avaliação do Seminário Integrador, foi um verdadeiro “bixo papão”, inclusive escrevi uma postagem sobre a dificuldade que tive durante esta avaliação e também sobre a aprendizagem que tive vivenciando este momento.
Parte da postagem que evidencia minha aprendizagem, escrita em 20/08/2007:
“....Sei que para a maioria a avaliação foi barbada, pois os tópicos abordados eram os mesmos do inventário, porém eu sempre fico muito tensa, principalmente quando preciso fazer uma dissertação. Vou lembrar disso quando aplicar avaliação aos meus alunos!!”
Sei que ainda tenho muito que aprender, porém analisando esta caminhada percebo o quando já aprendi.
Obrigada a todos(as) que contribuíram para minha aprendizagem, professoras, tutoras e colegas.

Reflexão do Eixo I


No Eixo I do PEAD, além do Seminário Integrador I, tivemos as interdisciplinas Escola, Cultura e Sociedade Escola, Projeto Pedagógico Currículo e Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Uma das atividades marcante durante este Eixo foi a do escritor, entre outras ocupações, José de Sousa Saramago, que venho a falecer no dia 18 de junho de 2010. Nesta atividade a proposta era a leitura do texto O conto da Ilha Desconhecida e a partir desta leitura construir um texto respondendo as seguintes questões, “Quem sou eu, onde vivo e trabalho. Por que me tornei professor? Como vivencio hoje o ser professora/professor? Tenho ousadia para... Tenho medo de... Quero dialogar sobre...”
Esta atividade foi marcante devido a “polêmica” que surgiu na época por causa do estilo oral da escrita do Saramago, pois ele escreve da maneira que fala, usa pontuação de uma maneira não convencional, diálogo inseridos nos próprios parágrafos, enfim, uma forma de escrever bem diferenciada do que estávamos acostumados, chegando ao ponto de tornar a leitura difícil, acredito que se estivéssemos habituado com este estilo de leitura não encontraríamos tanta dificuldade.
Dando continuidade a esta atividade tínhamos que responder as questões citadas anteriormente, aí sentimos “na pele” o quanto é difícil falarmos de nós mesmos. Estávamos nos desafiando a conhecer uma ilha desconhecida, que era o PEAD e sendo questionados sobre detalhes da nossa escolha profissional e pessoal, o eu- professor ou professora e, o eu- família, tudo isso considerando que não vivemos numa ilha, isolados de tudo, ou seja estamos inseridos numa família, bairro, escola, cidade, país e num mundo.
Mas por que foi difícil falarmos de nós mesmo, porque não estamos acostumados, assim como não estamos acostumados a ler textos do estilo de Saramago. Falar de nós é sair de nós mesmo e nos olhar como se fossemos desconhecidos, porém não é fácil se abstrair de si mesmo.

"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos."
José Saramago

06 outubro, 2010

Retrospectiva 2006


O Eixo I do PEAD foi uma verdadeira “loucura”, confesso que realizei muitas tarefas solicitadas automaticamente, isto é, sem ter muita noção do rumo a seguir e sem ter noção, principalmente, de onde eu queria chegar. Para falar bem a verdade nem sei explicar o que ocorreu em minha cabeça no início desse curso, eram tantas informações, tantas aprendizagens, tantas emoções...
Para quem não vivenciou este momento é difícil de entender, porém tenho certeza que as colegas que ingressaram no curso PEAD em 2006 irão entender perfeitamente minha reflexão, pois nós éramos unidas na nossa “ignorância”, nós trabalhávamos mais presencialmente do que a distância. Íamos com freqüência no Pólo do curso, que na época se localizava na Escola Municipal Alfredo José Justo, no município de Alvorada. É claro que algumas colegas freqüentavam o Pólo devido ao fato de não ter um computador em casa, como o meu caso, porém minha freqüência se justifica também pela falta de conhecimento na área tecnológica e digital, mais especificamente com o computador.

Ao escrever esta reflexão fico imaginando o desespero das professoras e tutoras, na época, diante de tanta “ignorância” e de tanto temor que tínhamos diante da temida “máquina”, o computador. Quantas e quantas vezes ouvi tutoras acalmando colegas, e eu, com as seguintes frases, “Não te preocupe... não tenha medo de errar!”, ou “ Fica calma...ele não vai explodir”. Por aí dá para ter uma idéia da situação inicial deste grupo guerreiro que inaugurou o PEAD da UFRGS.
Nossa primeira atividade do Seminário Integrador I foi a criação do Blog e uma postagem, depois de tantas mudanças que fiz, sei lá por que motivo, acabei esquecendo o endereço dele e resolvi criar um novo blog.
Lembro como se fosse ontem, fui ao Pólo numa tarde e tive o auxílio da tutora Rosaura, que sempre estava disponível para nos auxiliar quando precisávamos. Neste dia ela me ajudou a resgatar algumas postagens do Blog, e logo então criei o meu atual Blog.
Apesar de tanta confusão, de minha parte, ficaram boas lembranças desta fase inicial, evidências disso são os 34 comentários de professores, tutoras e , a maioria deles solidários com o meu desespero, pois na minha apresentação me intitulei “analfabeta na máquina”.

Alguns comentários:


Oi Sueli, tudo jóia?
Eu conheço um pouquinho da máquina, mas às vezes parece que nunca tinha visto uma, pois tudo agora, pra mim, é novidade.
Sucesso na nossa caminhada.
Solange
Beijos.

Sueli, ultapassar a fase de analfabeta tecnológica ou digital trará muito mais gratificação do que o esforço empenhado.
Portanto, vale a pena trabalhar muito pois o resultado medido em sucesso é fantastiamente prazeroso
Um abraço
Bea


Oi Sueli
Esta conseguindo fazer as atividades, sabes que pode contar com o apoio para o que for necessário em relação ao desenvolvimento do curso.
Muito estudo, dedicação e sucesso!!
Conte sempre conosco para o que for necessário!
Mantenham contato!
A interação é a chave para o sucesso do ensino a distância!
beijos
Rosaura
Apesar de tudo, foram bons momentos que nos proporcionaram muitas aprendizagens e, refletir sobre parte dessa caminhada nos faz visualizar a dimensão dessa aprendizagem.