11 dezembro, 2010

Final de PEAD

Iniciei este curso, PEAD/UFRGS, em 2006, deste então venho utilizando o Blog como um diário de minha trajetória.

No início foi complicado, pois eu não tinha nenhum conhecimento desta ferramenta, mas pela proposta deste curso à distância eu tinha a nítida impressão que a minha relação com a tecnologia iria ser boa, não digo harmoniosa, pois, de vez em quando eu tinha vontade de mandar tudo pelos ares, mas uma relação de muita aprendizagem.
A cada postagem era um novo elemento inserido ao Blog, uma foto, um vídeo, um hipertexto, entre outros.
Era tarefa obrigatória do Seminário Integrador, alimentar constantemente este espaço, com postagens reflexivas relevantes acerca das interdisciplinas do curso.
“Postagens densas, profundas, relatos de práticas com detalhes e argumentos no sentido dos resultados e da escolha das estratégias, considerações acerca de mudanças na vida pessoal e profissional; posicionamentos inovadores e firme postura de crescer e aprender...” eram as orientações quase que exaustiva de nossas queridas e competentes professoras, Iris e Bea, durante todos estes quatro anos e meio de PEAD.
Foi muito significativo aprender sobre esta ferramenta, o Blog, mas a aprendizagem tecnológica que adquiri ao longo deste curso foi muito importante, tanto na minha vida pessoal; se comunicar com amigos pelo e-mail; facebook; orkut; MSN, quanto na profissional; wiki e blog dos alunos; power pont, entre outros. Aprendi orientar os alunos com mais precisão, quanto ao uso de alguns recursos do computador, e também ser mais flexível para aceitar orientação dele acerca de alguma ferramenta do computador. Pois eles sabem muito mais do a gente imagina...
Quanto a minha aprendizagem profissional, quem mais saiu ganhando foram meus alunos, pois minhas aulas nunca mais foram as mesmas, seja com o uso dos recursos tecnológicos ou não.
E as postagens do Blog são testemunhos desse crescimento, pois nele faço menção de parte desta trajetória, digo parte, pois nem sempre consegui manter minhas postagens em dia.
Deixo nesta postagem o registro de agradecimento a todos que passaram pela minha vida e que contribuíram de alguma forma para que eu chegasse ao final dessa jornada, que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional.