06 junho, 2009

Educação após Auschwitz


Auschwitz, foi o maior campo de concentração estabelecido pelo regime nazista. Nele havia campos onde os prisioneiros eram distribuídos para fazer trabalho forçado por longo tempo, e um deles também funcionou como campo de extermínio.
Auschwitz é incomparável a qualquer barbárie anterior registrada na história da humanidade, então se pergunta: como o ser humano foi capaz de fazer isso?
O que aconteceu em Auschwitz mudou as noções de barbárie que a humanidade conheceu ao longo da história e mostrou, objetivamente, do que o ser humano é capaz.
De acordo com o texto “Educação após Auschwitz”, o processo educacional deveria ter como objetivo principal o trato a esse problema para poder esclarecer e criar condições para que todos saibam como e por que a barbárie Auschwitz aconteceu e quais as condições poderiam fazer com que ela voltasse a ocorrer. Conforme Adorno, a sociedade em geral e educação em partícula não têm dado atenção ao tema como deveriam. Na sua opinião esse é um problema a ser pensado por que afeta o presente e precisa ser tratado como uma análise do próprio presente, como uma análise das condições de produção da barbárie e de sua reprodução.
Desse modo, a educação deveria ser guiada pelo não esquecimento de que alguma coisa terrível aconteceu a pode voltar acontecer se não for tratada como um problema presente. Essa é a função da educação: relembrar o passado, formar o presente, para prevenir o futuro.

Sem comentários: