Mais um semestre se foi, nem acredito que já se passaram seis semestres, parece que foi ontem que ingressei na UFRGS.
Nesse semestre, as interdisciplinas do eixo VI foram:
Seminario Integrador VI.
Filosofia da Educação.
Educação de Pessoas com Necessidades Especiais.
Questões Étnico-raciais na Educação.
Na interdisciplina do Seminario Integrador VI, demos continuidade aos trabalhos prático-teóricos com Projetos de Aprendizagem.
Na interdisciplina Filosofia da Educação, foram abordadas as temáticas; Pensamento crítico,
Compreensão crítica da moralidade, Concepções filosóficas do ser humano e problemas de filosofia da educação. Na temática do pensamento crítico desenvolvemos noções de argumentação. na compreensão crítica da moralidade, os aspectos formais do juízo moral. Na concepção filosófica do ser humano, as noções de antropologia filosófica. E por fim, na teoria filosófica da educação, vimos os conceitos e problemas de filosofia da educação.
A interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Especiais nos possibilitou uma breve análise histórica sa educação especial. A LDBEN 1996 e a inclusão dos alunos com necessidades educacionais no ensino regular. Os avanços na legislação brasileira e as dificuldades estruturais no contexto do ensino no país. Conceitos e princípios pedagógicos da educação inclusiva: principais conceitos; a identificação do aluno com necessidades especiais; o processo de ensino-aprendizagem com alunos com necessidades especiais; as adaptações curriculares de pequeno e grande porte; avaliação, progressão e terminalidadeescolar; a inserção no trabalho.
A interdisciplina Questões Étnico-Raciais na Educação: sociologia e História nos possibilitou o entendimento de raça e etnia na educação, contextualizando os movimentos e grupos étnicos e raciais nos diferentes tempos e espaços, com ênfase no estudo ds questões afro e indígenas no Brasil e no rio Grande do sul. Realizamos leituras e reflexões teórico-práticas que nos possibilitaram a compreesão da diversidade étnico-racial na complexidade sociaç em que cada um se insere e se constitui, individual e coletivamente.
Para encerrar com chave de ouro o semestre, realizamso o Workshop - Avaiação Final, cujo foco principal de análise foi a reflexão-síntese sobre as aprendizagens desenvolvidas nas interdiciplinas e sua reflexão no cotidiano escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário