19 novembro, 2009

Arquiteturas pedagógica

(Releitura da obra O grito de Edvard Munch, a paródia foi feita pelo chargista Gary Brookins)



    Na atividade 7 , do Seminário Integrador, nos foi proposto a identificação de elementos que constituem um trabalho diferenciado para posteriormente relaciona-los com o texto Arquiteturas Pedagógicas.

     Com base nos elementos constitutivos mais elencados pelo grande grupo, um novo desafio nos foi lançado, elaborar uma atividade a ser desenvolvida com nossos alunos. Proposta esta que deve considerar o texto lido e no mínimo três elementos constitutivos de um trabalho diferenciado.
     Meu grupo escolheu a arquitetura edição de imagem, nesta proposta iremos trabalhar a releitura de algumas obras.
     O trabalho com “Releitura de Obras” faz com que as crianças entrem em contato com o universo da arte de forma participativa; após apreciar e ter informações sobre determinada obra. Ao reproduzir esta obra, a criança desenvolve habilidades com: percepção, imaginação e amplia seu universo cultural.
     Nesta proposta vamos elencar os elementos, interação; momentos de troca e discussões acerca das pesquisas realizadas, investigação; ação que leva a busca do conhecimento, registro; anotações do processo da pesquisa, e por último, a autoria; interpretar a obra e colocar sua visão de mundo, suas críticas, sua linguagem e suas experiências sobre a obra escolhida.
     A releitura que estamos propondo é uma arquitetura, pois irá propiciar combinações de estratégias, dinâmica de grupo, softwares educacionais, voltadas para o favorecimento da aprendizagem. Além disso, a releitura da forma como será proposta irá requerer do aluno atitudes ativas e reflexivas a partir da sua produção.
     A arquitetura proposta tem como objetivo propiciar aprendizagem a partir da confluência de diferentes componentes: abordagem pedagógica, software educacional, internet, inteligência artificial, concepção de tempo e espaço.
     Nossa proposta é que o aluno construa uma metalinguagem da imagem, compreendo, interpretando, descrevendo, decompondo, para aprendê-la enquanto objeto a conhecer. E, a partir da apropriação do conhecimento desse objeto ele constrói representações e as interpreta.
     Esta arquitetura visa contribuir para a formação de um cidadão de capacidade crítica, com poder de emitir opiniões, juízos de valor e de atribuir significado. Mesmo porque a atribuição à leitura de imagens, tem um significado mais amplo do que a mera decodificação de códigos.

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