Mas, apesar dessa mudança, já dei o pontapé inicial na minha arquitetura; em sala de aula, cuja temática é Noções Temporais.
Apesar da complexidade dessa temática, acredito que as noções de temporalidade são aprendizagens necessárias para a compreensão da história nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Pretendo trabalhar a temporalidade de forma a entrelaçar a história individual dos alunos com a história do município em que vivem. Dessa forma os alunos irão localizar tempos e lugares de proveniência de antepassados da sua família e também de sua cidade, além disso, organizarão linha do tempo com acontecimentos significativos em nível municipal, cotejando com a história de familiares: pais, avós, bisavós, tataravós, tios.
No processo desse trabalho os alunos irão se valer de várias fontes, como jornais, livros, internet, depoimentos, documentos familiares, fotos, etc., e processualmente a compreensão de tempo histórico vai sendo construído, pois criarei situações didáticas com a intencionalidade dos alunos criarem hipóteses sobre o que consideram antigo, velho, passado recente, passado remoto, período histórico, além da interação com o que já se convencionou a respeito do tempo ao longo da história, como anos, décadas, séculos, milênios, períodos, eras...
O objetivo dessa temática é que os alunos compreendam o tempo em suas seguintes dimensões: o tempo físico (localizar-se no tempo, situar fatos de sua vida cotidiana, interpretar linha do tempo, trabalhar com as medidas de quantificação do tempo - dias, meses, anos e séculos) e o tempo histórico ou social (análise dos contextos de épocas, perceber o tempo como diferente de outros tempos ou época, compreender que o tempo é fruto da construção social, de determinantes históricos que a cada momento as sociedades humanas imprimem à época em que vivem, perceber que num mesmo período cronológico; podem existir diferentes tempos históricos).
4 comentários:
Oi Sueli! Tudo certo?
Retomando a parte inicial da tua postagem, sobre o sistema operacional, lanço a seguinte questão: será que nós educadores temos sempre que "dominar" alguns conhecimentos?
Verás que não há muitas diferenças com o Linux.
Bjus,
Vanessa
Vanessa, te responde a questão, acho que isso varia de pessoas para pessoa, pois eu preciso estar muito segura do que estou fazendo para levar 20 alunos para uma oficina digital, não quero ser a detentora do saber, mas, pelo menos ter uma noção do ambiente que irei explorar e saber o que posso cobrar de meus alunos. Espero que eu tenha sido clara na minha explicação.
Bjus!
Sueli
Oi Sueli!
Concordo contigo! Enquanto educadores o planejamento é essencial. O que acontece é que muitas vezes ficamos muito preocupadas pois nossos alunos acabam dominando as tecnologias muito mais rápido que nós, não é mesmo? Estive lendo tua reflexão no pbworks e vi que que fizeste esta constatação. Seria interessante que trouxesse também esta reflexão para cá no blog,oi que achas?
Grande abraço,
Vanessa
Concordo contigo SU. Ter uma apropariação básica das ferramentas e dos recursos poupa tempo e oferece um clima mais tranquilo na sala de aula. Nota que eu disse apenas básica, pois ao lobgo do tempo vais aprendendo a descobrir formas melhores de uso com eles. Assim, é o tempo todo na vida: se aprende com os outos ao mesmo tempo que se ensina.
Um abração
Bea
Enviar um comentário