24 abril, 2009

Mosaico etnico-racial

No enfoque II de QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA, realizamos um mosaico etnico-racial, cujo objetivo era sensibilizar os alunos, acerca das diferenças que compõem os grupos familiares e os grupos de convivência. Embora o conceito de raça seja associado ao de etnia, o que às vezes dificulta o entendimento desses conceitos, através do trabalho realizado com os alunos, foi possível oportunizar um entendimento, de que, a etnia compreende os fatores culturais, a nacionalidade, a religião, a língua e as tradições, enquanto a raça compreende apenas os fatores morfológicos, como a cor da pele, constituição física, estatura, traço facial, etc. O termo étnico é fundamental para demarcar que o indivíduo pode ter a mesma cor de pele que o outro, o mesmo tipo de cabelo e traços culturais e sociais que o distingui, caracterizando assim etnias diferentes. Usei como gancho, para dar inicio a este trabalho, a visita que fizemos ao Museu Julio de Castilhos, onde os alunos vivenciaram parte da história dos indígenas, africanos e brancos, a partir desses tópicos abordei o tema das diferentes etnias que surgiram com a chegada dos africanos, espanhóis e portugueses ao Brasil, pois houve uma grande miscigenação, devido a mistura de raças; de povos de diferentes etnias. Em fim, somos um povo fruto de um intenso processo de miscigenação, que gerou uma nação singular com indivíduos culturalmente diversificados. A partir daí começamos trabalhar sobre os grupos familiares dos alunos, suas origens; para isso eles fizeram levantamentos dos dados com os pais, indagando sobre a nacionalidade dos pais; avós; bisavós; etc, os costumes que foram herdados pelos antepassados; comidas; brincadeiras; festas; crenças; etc. O trabalho foi bem dinâmico, envolvendo os alunos de uma forma bem prazeroza, eles fizeram a técnica do auto-retrato, a árvore brasileira; onde registramos as origens dos familiares dos alunos, localizamos a tragetória dos antepassados no mapa, montamos um painel com as fotos dos familiares; cujas fotos foram organizadas em ordem cronológica. Participar desse trabalho foi muito importante para os alunos, pois foi um momento para eles refletirem sobre as características que lhe constituíram e lhe constitui como pessoa e valorizar o que trazem de ancestralidades.

1 comentário:

Beatriz disse...

Su, os conceitos etnia e raça , como bem o dissestes , muitas vezes se confundem. Na verdade, hoje já nem mais deveriam se confundir porque o conceito de raça como raça negra amarela... morreu. Não é adequado. No caso, se falarmos em raça teríamos que pensar apenas em raça humana que se equivaleria a se pensar na espécie humana. Biologicamente raça hoje é renegado: o que houve foi apenas adaptações dos diferentes grupos de homens em função da sua sobrevivência em ambientes diferenciados. Assim, o branco surgiu do preto por uma adptação da pele a zonas que não eram tão intensamente solares. Um abração
Bea