Na interdisciplina de Filosofia na Educação, participamos do fórum " O dilema do antropólogo francês", cuja proposta era defender ou contestar a decisão do antropólogo. Os grupos responsáveis por defender a decisão deveriam argumentar justificando sua decisão, os responsáveis pela contestação da decisão do antropólogo, deveriam argumentar refutando essa decisão. Este trabalho foi muito interessante, pois exercitamos o raciocínio, pois argumentar é uma forma de organizar informações, a que se chama premissas, com vista a um determinado fim, que no caso era de defender ou contestar a decisão do Claude Lee. A discussão no fórum foi exelente, pois de ambos os lados, defender ou contestar, foram explorados os argumentos de todas as posições; criadas hipóteses, lançadas as dúvidas; repensado os argumentos, em fim, exercemos a filosofia, pois discutimos, debatemos e trocamos idéias. "O ato de filosofar exige o espírito crítico e não o espírito de crítica. O espírito crítico analisa os prós e os contras, enquanto o espírito de crítica está sempre disposto a denegrir a imagem das coisas e das pessoas." Como educadores devemos proporcionar momentos para que nossos alunos exerçam a filosofia, para estimular o pensamento obstrato, desenvolver sua autonomia do pensar, em fim, para que ela possam crescer críticas sobre si mesma e sobre o mundo que as rodeia e mais, possam perpetuar sua curiosidade natural.
1 comentário:
Que boa discussão deve ter sido!! A filosofia nos abre para o mundo da argumetação!! Para nós professores é essencial. Um abração
Bea
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