A cada semestre vivenciamos novas experiências no Seminário integrador, neste, o Seminário VI, a proposta é a construção de um PA, até aí nenhuma novidade, porém o diferencial dessa proposta é, o critério da formação de grupos que é a “afinidade laboral” entre os participantes e a questão norteadora do projeto, que fica a critério dos integrantes.
Iniciamos a interação por intermédio de e-mail, skype e MSN, a partir desses contatos formamos nosso grupo, o grupo 4, o qual nomeamos de Tcheensino. As ações foram se concretizando com cooperação de todos, criamos uma página no wiki(work), onde as informações; o conhecimento e o saber foram, e estão sendo, tecidos através das interações e trocas; combinações; sugestões de questões interessantes, votações, enfim, este espaço foi fundamental para a definição da questão norteadora e será o caminho para a construção da aprendizagem
Após a questão definida, elencamos nossas certezas provisórias e as dúvidas temporárias que derivaram da questão escolhida, iniciamos as pesquisas, planejamos recursos adicionais para enriquecer o projeto, estamos planejando os mapas conceituais e os textos coletivos; que evidenciam o que já compreendemos acerca do fato estudado, etc, todas essas ações partindo de cooperação e interatividade entre todos os participantes.
O projeto de aprendizagem oportuniza as novas formas de ensinar e aprender, a quebra de paradigmas antigos na forma sequencial de apresentação dos conteúdos e também a quebra, de nossas atitudes frente ao conhecimento, fazendo com que este através das inúmeras possibilidades de aquisição de informações (pela temática) possa tornar possível a aquisição/construção do verdadeiro saber, a todos os envolvidos deste processo.
3 comentários:
Oi Sueli,estamos juntas em mais um PA,agora com muito mais COR.Esta integração e troca por meios diversos, nos leva a uma reflexão com relação a nossa docência e consequentemente ao nosso aluno.De que tantas formas cada um pode chegar ao conhecimento não é? Nós, enquanto Pead temos este referencial...tantos espaços e tantas mudanças.E ainda temos uma vantagem, podemos presenciar NOSSAS mudanças,juntas na mesma escola e vivenciando as aprendizagens dos nossos alunos.Grande bj.
Dinda Kathia
Su, já estão no processo de desenvolvimento do PA? Que rápido!!
Por que estás postando tão pouco aqui? Vais ter dificuldades ao final do semestre.
Um abração
Bea
Olá, Sueli!
Quais as tuas impressões sobre o processo de escolha da questão norteadora a partir da afinidade laboral?
Abração!
Patrícia
Enviar um comentário