08 dezembro, 2007

O 'Passo'

Coloquei em prática a atividade de música, referente a Histórias da Música Popular Brasileira, com os alunos da 4ª série,turma 43, turno tarde. Iniciamos a atividade no dia 26 de novembro, segunda-feira, e concluímos no dia 30 do mesmo mês, sexta-feira. Foram 4 dias de prática, sendo que no dia 27, terça-feira, demos uma pausa, pois tínhamos uma atividade de avaliação de outra disciplina para desenvolver. A primeira etapa da prática foi dedicada a leitura e interpretação, da história do compositor Assis Valente, cuja escolha foi baseada a partir de sua composição, a canção Boas Festas, que coincidentemente é a mesma que os alunos irão cantar na apresentação de final de ano na escola. Após o trabalho de interpretação, apresentei a canção Boas Festas e fizemos debate sobre músicas que são interpretadas de formas variadas e também por intérpretes diferentes. No dia seguinte iniciamos o 'Passo', método de Educação Musical criado pelo professor Lucas Ciavatta e desenvolvido pela professora da interdisciplina de música, do PEAD, Cristina Bertoni dos Santos, na aula presencial. A base do trabalho do 'Passo' é a pulsação, um ritmo que podemos observar em nosso corpo. A partir daí, começamos a produzir sons com palmas, pés e sons vocálicos. Para finalizar esta prática, relacionamos os recursos do método 'Passo', com a canção Boas Festas. Primeiro identificamos na canção a pulsação, depois associamos essa pulsação com o movimento corporal e também com os sons emitidos através das palmas e pés. Essa atividade não tem apenas uma finalidade, ela tráz inúmeras possibilidades, não apenas para o ritmo e os sons, mas para a rítmica com um todo e para uma real aproximação com o universo sonoro. Através dessa prática podemos elaborar outras atividades criando outras formas de explorar sons, ritmos, enfim o universo sonoro que muitas vezes passa despercebidos pela nossa audição, mas que pode ser detectado através de outros órgãos do sentido. E cabe a nós educadores desenvolver o desejo do educando para descobrir esse universo.


 

02 dezembro, 2007

Fazendo Arte

No dia 12 de novembro levei meus alunos a 6ª Bienal do Mercosul, foi uma visita muito significativa, pois por intermédio do mediador os alunos, e eu, aprendemos muito sobre determinadas obras e seus respectivos artistas. Como já havia feito o roteiro do MARGS e do Santander Cultural, o roteiro do Cais do Porto foi mais tranqüilo, pois já havia percebido nos demais roteiros que as obras dessa Bienal transcendem o campo da visualidade, ou seja, nem tudo que vemos têm o significado que pensamos. É como o Projeto Pedagógico da 6ª Bienal enfatiza"...a obra de arte como catalizadora de pensamento crítico", e também"...que uma obra de arte, sobre tudo contemporânea, representa um potencial de comunicação entre o artista e o público. Ao focalizar-nos nesta intençaõ de comunicação, o encontro com uma obra de arte pode converter-se em um processo mais rico, mais dermocrático e mais sugestivo para o desenvolvimento do pensamento de cada pessoa". No primeiro momento, da visitação, os alunos ficaram sem entender nada, porém conforme o mediador explicava eu percebia o brilho nos olhos deles, brilho de curiosidade, brilho de querer saber mais. Então eles começaram a se soltar, fazendo perguntas, como se fossem entendidos no assunto. Fiquei muito orgulhosa, pela postura durante a visita, inclusive o mediador ficou impressionado com o comportamento e a forma como eles interagiam, hora com perguntas, hora com observações criticas, como se fossem profissionais. Após a visitação conversamos sobre as obras e o que eles pensavam sobre o significado de cada obra, a partir da compreenção deles relacionadas com as explicaçções dos mediadores. Foi muito importante esse momento de troca de idéias, pois os alunos tiveram oportunidade de vivênciar diferentes interpretações, as suas e de seus colegas. Acredito que essa experiência, visitação, proporcionou uma transformação no modo de pensar dos alunos, principalmente no que diz respeito a obras de arte. Os alunos fizeram um trabalho muito bonito, a partir da obra de arte da artista Magdalena Atria, que utiliza massinha de modelar, para moldar grandes pinturas. A proposta era que cada um fizesse sua obra livre, porém usando o mesmo material, massinha de modelar. O resultado foi surpreendente! Vejam: