07 outubro, 2008

Aprendizagem

O desenvolvimento mental, tanto do jovem e adulto, dependem de estruturas construidas anteriormente e o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre através de constantes desequilibrações e equilibrações. A mudança de algumas características do meio ambiente, provoca a ruptura do estado de repouso causando um desequilíbrio, então surge a necessidade do desenvolvimento das estruturas para enfrentar as demandas ambientais. Quanto às relações, professor-aluno, no processo de aprendizagem, podem ser analizadas sob dois aspéctos, um deles seria o egocentrismo, que leva o educador a ser incapaz de compreender o raciocínio do educando, reduzindo o pensamento dele ao seu próprio. O outro aspécto diz respeito a auto-estima, pois se um educando dá mais atenção para quem acha que tem mais condições de aprender, acaba por reforçar o fracasso dos demais. Então, apesar da importancia da existência da afetividade, empatia e respeito entre professores e alunos, os educadores não devem permitir que esses sentimentos influencie no cumprimento ético de seu dever de professor.

5 comentários:

Kathia disse...

Oi Sueli-dindinha,nossa tarefa é de atender bem os 2 tipos de alunos né?Sem querer deixamos as vezes os mais acelerados para dr atenção aos outros. na verdade,os 2 precisam muito de nossa atenção.Mas ni final conseguimos,este é o diferencial do profissional que gosta do que faz.Bjs, Kathia(afilhadinha).

Jurema disse...

Oi Su lendo tua postagem realmente nossa tendência é dar mais muito mais atenção aos acelerados deixando os calminhos e as vezes erramos,recente aconteceu comigo uma daquelas bem calminha estava passando por um problemão e só fui perceber quando houve um episódio com a mãe nese momento me deu conta que precisamos olhar para todos da mesma forma.BeijosJu

Anónimo disse...

Oi Sueli!
Parabéns pelo Dia das Profes!
Bjs. Joci

Luciene Sobotyk disse...

Oi Sueli!
passei para desejar um bom final de seman.Abraços,Luciene

Kathia disse...

FELIZ DIA DO PROF DINDA.BJS.