29 março, 2009

Identificando Epistemologia

No texto do Fernando Becker, é abordado três diferentes formas de representar a relação ensino aprendizagem escolar, que são os modelos pedagógicos, chamados de pedagogia diretiva, pedagogia não-diretiva e por último a pedagogia relacional. Na pedagogia diretiva, se destaca o empirismo, cujo conhecimento provém da experiência, o conhecimento vem do físico e/ou social, em sala de aula isso se caracteriza por um modelo de professor que é o centro do conhecimento, o detentor do saber e o aluno nada tem em termos de conhecimento, é uma folha de papel em branco; uma tábua rasa. De acordo com esse professor, o aluno nada sabe em frente a cada conteúdo apresentado a ele, e este somente aprende se o professor ensina. Na pedagogia não-diretiva, há uma postura pedagógia apriorista, pois o conhecimento independe da experiência, ou seja, o sujeito já nasce com o conhecimento programado na sua herança genética, e em sala de aula o professor é apenas o facilitador da aprendizagem; interferindo o mínimo possível e o aluno já traz o saber que ele precisa. Nesse modelo o professor acredita que o aluno aprende por si mesmo, o professor deve, no mínimo despertar o conhecimento que já existe no aluno, por isso, há o minímo de intervenção no processo de aprendizagem. Por último, a pedagogia relacional, cujo modelo traz uma forte relação entre sujeito e objeto a nível epistemológico, e uma relação cognitiva em sala de aula, do professor/aluno e aluno/aluno. Há uma intensa troca de saberes.

1 comentário:

Beatriz disse...

Oi Sueli, nos teus 2 post, tu mais descreves ou apresentas informação do que refelxões e trabalhos sobre as mesmas. No primeiro post ok, é começo de semestre e vale sim revitalizar os compromissos e necessidaes do curso. Mas, no segundo partes para a apresentação de uma parte específica de epistemologia. O que tu achas desses modelos? Quais o que tu percebes que mais usas? E a tua escola? Teus colegas, educação brasileira, mundial? O que achas importante em cada um?
Vamos lá!! Um abração
Bea