30 outubro, 2009

Planejamento


                                          
     No módulo 4, da interdisciplina de Linguagem e Educação, a proposta era elaborar um planejamento de aula, tendo com embasamento teórico a leitura obrigatória “Não há como alfabetizar sem método? “(TRINDADE, no prelo) e o material do power point.

     Esta foi uma das atividades mais prazerosas, pois está de acordo com a forma que trabalho em sala de aula. O diferencial está na estrutura do planejamento didático, pois há de ser considerado uma série de itens, que apesar de não nomeá-los na minha prática não os deixo de pôr em prática.
     Nos meus planejamentos procuro contemplar atividades que são fundamentais à aquisição do conhecimento e que são coadjuvantes da aprendizagem, seja uma atividade oral; escrita; jogos; produções textuais, entre outras tantas, seja em grupo; duplas; individual, etc.
     Na minha curta vivencia como educadora já me deparei com questionamentos relacionados ao planejar aulas, pois algumas colegas simplesmente chegam a sala de aula e abrem o livro e fazem o registro da atividade no quadro, ou então, simplesmente anotam as páginas do livro e pronto...Os que trabalham com planejamento são vistos como quem não tem coisa mais útil para fazer, pois ficam gastando seu tempo planejando aula.
     Infelizmente isso faz parte da cultura brasileira, fazer sem planejar.
     Pra mim, o planejamento, além de um roteiro de organização, dá uma idéia das dúvidas que poderão surgir, dos imprevistos que poderão ocorrer. Além disso, o planejamento dá suporte para os diversos rumos que aprendizagem possa tomar.
     Um planejamento didático deve ser feito de modo a articular uma teia de conhecimentos, onde uma matéria puxa a outra, onde se tenha uma seqüência nos conteúdos, pois, a continuidade é fundamental para uma aprendizagem significativa, por que um novo conhecimento nos remete a novos questionamentos, que nos levarão a novos conhecimentos e assim sucessivamente.

“sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.” (Paulo Freire)

Sem comentários: