26 outubro, 2007

Segunda etapa- Técnica das fotos

Neste dia os alunos estavam eufóricos, pois aguardavam ansiosos pela segunda etapa do exercício de preparação para a dramatização. Formei três grupos de seis alunos e um de cinco, organizamos a sala; platéia e palco. Definimos os lugares para cada grupo ensaiar e o tempo que teriam para o mesmo. Facilitou muito o meu trabalho o fato da escola disponibilizar duas salas vazias e melhor ainda, ao lado da minha. 1ª representação: Cada grupo teria que fazer uma representação de uma foto de família, a princípio a única exigência era que no momento da foto eles deveriam ficar imóveis como se fosse realmente uma foto. 2ª representação: Cada grupo deveria representar um evento qualquer, a maioria dos grupos escolheram aniversário, sendo que as escolhas não deveriam ser divulgadas para os outros grupos. Após a representação de cada grupo eu fazia alguns questionamentos à platéia, como por exemplo, o papel que cada um estava representando e por último, o que a foto representava. Só neste momento é que os componentes da foto participavam dos questionamentos, respondendo se as respostas estavam corretas ou não. Fiquei muito satisfeita com o retorno desse trabalho, pois me surpreendi com alguns alunos que durante as minhas aulas faziam questão de não chamar atenção e no entanto durante esse trabalho tiveram uma atuação fantástica, tenho certeza que isso vai refletir na aprendizagem deles, pois se sentirão mais seguros e capazes.

1 comentário:

ROSAURA KARST disse...

Boa Tarde!
Sueli
Os teus alunos se sentirão mais seguro devido a tu ter planejado a atividade e explicado a eles o que é uma aula de teatro e também as formas de abordagem e dramatização isto tudo esta de encontro às aprendizagens que estamos adquirindo no PEAD.
Nos Também ficamos mais seguros e nos apropriamos de certas palavras e atitudes para melhorar nosso trabalho.