26 agosto, 2008

A influência da música no comportamento humano

Todo o ano na minha escola ocorre o Festival de Artes, momento em que os alunos fazem apresentações musicais, danças, teatros, recitais de poesias, etc. Em todos esses eventos, procuro incentivar os alunos a participarem, independente da expressão artística escolhida por eles, e a cada ano ocorrem revelações magníficas. Como por exemplo, este ano uma aluna, que sempre se mostrou tímida, para o meu espanto, se ofereceu para dançar. Durante os ensaios dá para notar o quanto a música transforma o seu comportamento, ela se solta mais, a sua auto- estima melhora, acredito que seja pela aceitação do grupo e pelo fato dela estar fazendo algo que ela tem de melhor. Quanto à música em sala de aula, quando possível, eu proporciono este momento aos alunos, eles gostam muito, no início do ano eles se agitavam muito, pois alguns não eram acostumados, agora já é natural para eles. É claro que algumas músicas mais agitadas dificultam a concentração de alguns alunos, então procuro evitá-las em sala de aula. No meu comportamento, a música influencia de várias maneiras, como por exemplo, ela me acalma, me emociona, ela exterioriza uma realidade que eu gostaria de viver; como por exemplo, dançar em palco para uma grande platéia, enfim a música age de forma transformadora em mim. Enfim, essas são algumas certezas que tenho em relação à influência da música no comportamento humano.

1 comentário:

Beatriz disse...

Su que beleza de depoimento do que acontece na escola e na tua sala de aula. Lembrei que vocês podiam abrir uma pg para registrar experiências como as tuas. Quem sabe uma coleta desses depoimentos com professores de diferentes escolas?
Pensem no que gostariam de solicitar e todos vocês solicitam o mesmo para pessoas bem diferentes.
Querem ver uma experiência que seria rica? Pedir que ela relate por exzcrito na pg do wiki do PA. Vocês abrem com o entrevistado e ele escreve. Com certeza iam adorar.
Um abração
Bea