24 maio, 2010

Autonomia

Sexta-feira, 21 de maio, foi realizado na minha escola o Chá das Mães, evento que ocorre todos os anos.

Durante o evento cada turma teria que fazer uma apresentação condizente com a comemoração.
Meus alunos sugeriram cantar uma música, achei viável e pedi que trouxessem sugestões. Porém, tratei de pesquisar algumas músicas, pois estávamos próximos ao dia do evento, dessa forma não disponibilizamos de muito tempo para ensaiar.
Escolhi a música, criei algumas coreografias, tudo estava determinado, pois achei que os alunos não trariam uma música adequada para o momento.
Tal qual foi minha surpresa, eles já tinham escolhido a música, já sabiam a letra de cor. Inclusive, dois de meus alunos, tinham até combinado de fazer o acompanhamento com instrumentos musicais. Fiquei encantada, pois além de estar vivenciando o desenvolvimento da autonomia e cooperação dos alunos, descobri que dois de meus alunos possuem uma inteligência musical incrível, pois foi com muita facilidade que eles adaptaram o som dos instrumentos ao ritmo a música proposta.
A música escolhida por eles, sertaneja, não faz parte do meu estilo musical, porém faz parte da cultura deles, dessa forma não me achei no direito de silenciar essa manifestação cultural.



2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Sueli!

Muitas vezes subestimamos a capacidade dos nossos alunos... e aí, em situações como estas percebemos o quanto podem nos surpreender; e também percebemos que as escolhas dos professores podem não ser a melhores...
Proporcionar atividades como estas, que valorizam a cultura dos alunos e também possibilitam a criação e o trabalho em conjunto favorece uma relação de aprendizagem na escola.
Parabéns pela inciativa.

abraços,
Vanessa

Beatriz disse...

Oi Su, no final do te post fiquei pensando: será que alguma vez temos direito de silenciar os alunos por causa das nossas formas de pensar e dos nosso gostos culturais? Que tal entrar nesse tipo de problema com eles? O que é liberdade com responsabilidade? Eles seriam contra ou a favor da Internet ser controlada e vigiada por uma comissão especial?
Um abração
Bea