01 junho, 2010

Avaliação

Estágio em ação, quase nos finalmente e as véspera de um TCC voltado para o que foi desenvolvido no estágio. Estágio inovador, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, facilitadoras do incremento da criatividade e passaporte para o desenvolvimento da autonomia e cooperação.

Mas como conciliar toda essa inovação e estratégias diversificadas de ensino/aprendizagem com as obsoletas “provas”, que ainda são exigidas em algumas escolas.
Em época que os modelos de avaliação contínua ganham força nas escolas e nos livros de formação, aplicar prova tradicional pode parecer retrocesso, porém, em algumas escolas a prova ainda é um instrumento de avaliação exigido, é o meu caso, porém eu procuro avaliar o aluno no todo, nas tarefas de aulas; trabalhos em grupos; individual, seja ele escrito ou oral.
Cada aluno tem seu dossiê, registro diário; ou semanal que mostra os avanços e dificuldades de cada um, que serve, também, como instrumento de avaliação.
Procuro avaliar os alunos no que eles aprenderam, aquisição do conhecimento, para diagnosticar as falhas, tanto na transmissão, como na aquisição, para poder tomar decisões acerca da próxima etapa do processo.

1 comentário:

Beatriz disse...

Realmente Su, a prova é um terror!! Como se, garantindo uma base de conteudos, poderíamos garantir a inclusão dos alunos na sociedade e no sistema produtivo. Quanta ingenuidade!! Fazes muito bem ao tentar alternativas que enriqueçam a avaliação e te dê mais ecvidências de que os alunos estão crescendo em conhecimento e competências!!
Um abração
Bea