13 junho, 2010

Pedagogia Relacional

Segundo Paulo Freire (1989), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, ou seja, a compreensão do texto se dá a partir de uma leitura crítica, percebendo a relação entre o texto e o contexto.

Pensando nas sábias palavras de Paulo Freire e no contexto histórico importantíssimo que estamos vivenciando, Copa do Mundo na África do Sul, dei início a algumas atividades sobre este tema.
Como a temática do meu projeto é Temporalidades, achei viável dar início a este trabalho com um questionamento, sobre as datas das Copas do Mundo anteriores e logo depois exploramos um texto cujo conteúdo é, o histórico de todos os campeonatos mundiais de futebol. A partir desse texto surgiram muitos questionamentos, descobertas, sugestões, incertezas e muitas idéias.
Está sendo muito produtivo explorar este evento mundial, que podemos classificar como “fenômeno social”, pois, além da motivação para o aprendizado que está proporcionando aos alunos, há uma teia de conhecimentos que podem ser explorados em todas as áreas do conhecimento. Podemos abordar questões históricas, sociais, econômicas, culturais, midiáticas, entre outras, ao trabalhar este tema.
Espero com este trabalho oportunizar meios para que os alunos adquiram conhecimentos diversificados.
Um educador comprometido com seu ofício deve ir em busca de competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional, criar e recriar situações de aprendizagem que sejam significativas para seus alunos.

1 comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Sueli!

Tens razão! É muito importante o professor prever e oportunizar momentos educacionais diversificados que envolvam situações cotidianas e de interesses dos alunos. Todos só tem a ganhar!

bjus,
Vanessa