21 setembro, 2010

Aprender Brincando


O mês de setembro tem uma grande importância para o Rio Grande do Sul. Principalmente o dia 20 de setembro, pois é a data que é reverenciada a Revolução Farroupilha.

Nesta época surge um clima de clamor cívico, os gaúchos dão uma profunda demonstração de igualdade, integração do campo e da cidade e de respeito a sua história, reverenciando seus antecedentes, unindo gerações e etnias.
Na semana que antecede o dia 20 de setembro, os educadores conversam com os alunos sobre o significado desta data, este importante momento histórico que é a Revolução Farroupilha. Além disso, procuram fazer atividades lúdicas e cívicas, para que os alunos possam expressar e demonstrar o conhecimento referente à cultura e tradições do nosso Estado.
No dia 17/09, sexta-feira realizei com os alunos uma atividade lúdica que propiciou muito conhecimento para ambas as partes, realizamos uma Roda de Chimarrão em sala de aula.
Os alunos vestidos com trajes típicos, meninos e meninas pilchados, alguns com o traje completo, outros nem tanto, porém o mais importante era o espírito de confraternização que ocorreu durante este evento.
No primeiro momento fiz um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a Revolução Farroupilha e sobre as tradições do nosso povo. Cada aluno teve a oportunidade de compartilhar algumas vivencias de seus familiares, como por exemplo, o hábito de tomar chimarrão e comer churrasco aos domingos.
Estava presente a roda de chimarrão o avô de um alunos, que contribuiu muito com seus conhecimentos, os alunos gostaram muito dos “causos” contados por ele.
Depois da Roda de Chimarrão, era hora de cantar e dançar. Com acompanhamento do violão, que um dos alunos toca maravilhosamente bem, cantamos a música –Céu, Sol, Sul, entre outras que foram sugeridas. Logo depois alguns alunos dançaram Chula, e para finalizar a programação os alunos sugeriram a dança da vassoura, momento em que os meninos dançam com as meninas, sendo que um deles fica varrendo o “salão” e tira a prenda de um dos gaúchos que está dançando. Neste momento houve uma mistura de cultura, de um lado a música gaúcha, de outro uma dança típica das festas juninas. Os alunos se divertiram e aprenderam ao mesmo tempo.
" o mundo real, com os seus valores e descalabros só são assimilados pela criança através do lúdico inerente à brincadeira e o jogo" (Gildete Carvalho).
Segundo PIAGET, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibração com o mundo.








1 comentário:

Beatriz disse...

Sueli, por favor, dá uma boa lida na FrontPage do http://peadalvorada09.pbworks.com/ Ali fica bem explicitado o que precisas fazer nas tuas postagens. Já te adianto que é 1 SEMANAL e que deve conter reflexões e análises. Nenhuma das duas postagens fazes isso. Alerto para o perigo de focares em recuperação no Seminário. Já pensastes?
Um abração
Bea