06 outubro, 2010

Retrospectiva 2006


O Eixo I do PEAD foi uma verdadeira “loucura”, confesso que realizei muitas tarefas solicitadas automaticamente, isto é, sem ter muita noção do rumo a seguir e sem ter noção, principalmente, de onde eu queria chegar. Para falar bem a verdade nem sei explicar o que ocorreu em minha cabeça no início desse curso, eram tantas informações, tantas aprendizagens, tantas emoções...
Para quem não vivenciou este momento é difícil de entender, porém tenho certeza que as colegas que ingressaram no curso PEAD em 2006 irão entender perfeitamente minha reflexão, pois nós éramos unidas na nossa “ignorância”, nós trabalhávamos mais presencialmente do que a distância. Íamos com freqüência no Pólo do curso, que na época se localizava na Escola Municipal Alfredo José Justo, no município de Alvorada. É claro que algumas colegas freqüentavam o Pólo devido ao fato de não ter um computador em casa, como o meu caso, porém minha freqüência se justifica também pela falta de conhecimento na área tecnológica e digital, mais especificamente com o computador.

Ao escrever esta reflexão fico imaginando o desespero das professoras e tutoras, na época, diante de tanta “ignorância” e de tanto temor que tínhamos diante da temida “máquina”, o computador. Quantas e quantas vezes ouvi tutoras acalmando colegas, e eu, com as seguintes frases, “Não te preocupe... não tenha medo de errar!”, ou “ Fica calma...ele não vai explodir”. Por aí dá para ter uma idéia da situação inicial deste grupo guerreiro que inaugurou o PEAD da UFRGS.
Nossa primeira atividade do Seminário Integrador I foi a criação do Blog e uma postagem, depois de tantas mudanças que fiz, sei lá por que motivo, acabei esquecendo o endereço dele e resolvi criar um novo blog.
Lembro como se fosse ontem, fui ao Pólo numa tarde e tive o auxílio da tutora Rosaura, que sempre estava disponível para nos auxiliar quando precisávamos. Neste dia ela me ajudou a resgatar algumas postagens do Blog, e logo então criei o meu atual Blog.
Apesar de tanta confusão, de minha parte, ficaram boas lembranças desta fase inicial, evidências disso são os 34 comentários de professores, tutoras e , a maioria deles solidários com o meu desespero, pois na minha apresentação me intitulei “analfabeta na máquina”.

Alguns comentários:


Oi Sueli, tudo jóia?
Eu conheço um pouquinho da máquina, mas às vezes parece que nunca tinha visto uma, pois tudo agora, pra mim, é novidade.
Sucesso na nossa caminhada.
Solange
Beijos.

Sueli, ultapassar a fase de analfabeta tecnológica ou digital trará muito mais gratificação do que o esforço empenhado.
Portanto, vale a pena trabalhar muito pois o resultado medido em sucesso é fantastiamente prazeroso
Um abraço
Bea


Oi Sueli
Esta conseguindo fazer as atividades, sabes que pode contar com o apoio para o que for necessário em relação ao desenvolvimento do curso.
Muito estudo, dedicação e sucesso!!
Conte sempre conosco para o que for necessário!
Mantenham contato!
A interação é a chave para o sucesso do ensino a distância!
beijos
Rosaura
Apesar de tudo, foram bons momentos que nos proporcionaram muitas aprendizagens e, refletir sobre parte dessa caminhada nos faz visualizar a dimensão dessa aprendizagem.

1 comentário:

Grace Milcharek disse...

Oi Sueli!
Quando se está disponível para mudanças, novas aprendizagens e muitos desafios seguem-se avançando. Parabéns pela vitoriosa caminhada e por estar chegando a tão suada, emocionante e desejada “FORMATURA”.
Com carinho,
Grace Maria