25 outubro, 2010

Eixo IV

Na postagem Espaço e Forma relato uma das tantas atividades que coloquei em prática com meus alunos, na interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática. Foi uma das atividades que proporcionou a integração da aprendizagem com a ludicidade.

Esta interdisciplina proporcionou uma metodologia interativa e problematizadora, pois tivemos oportunidade de colocar em prática muitas atividades no sentido de interagir com a intencionalidade de resolver problemas e ampliar o conhecimento.
Apesar de uma quantidade bem expressiva de atividades propostas, esta interdisciplina nos favoreceu a construção de conhecimentos referentes aos temas e conceitos da área.
A primeira atividade foi a construção de uma página do pbworks, para a publicação das criações e das reflexões da interdisciplina. Neste espaço publicamos atividades referentes a Classificação e Seriação, Números e Operações, além de Espaço e Forma.
Esta interdisciplina foi significativa por que quando aplicamos uma atividade com os alunos, seja ela em sala de aula ou no ambiente informatizado, temos uma visão diferente da que teríamos se apenas estudássemos a teoria. Esta experiência nos leva a refletir sobre os prós e contra e, concomitantemente a possíveis soluções de problemas.

1 comentário:

Grace Milcharek disse...

Sueli as complementações ao eixo IV com links que levam o leitor as postagens passadas, contextualizando o que dizes no presente, ficaram boas.
Percebe-se que o PEAD no decorrer dos semestres através das interdisciplinas, trouxe contribuições para o desenvolvimento nas práticas pedagógicas.

Com carinho
Grace Maria