No 4º semestre tivemos a interdisciplina de Estudos sociais, no post relato alguns momentos significativos deste encontro. A partir do que vivenciamos nesta aula tivemos uma noção do que nos seria ofertado nesta interdisciplina.
Uma das aprendizagens significativa desta interdisciplina foi a eboração da linha do tempo, no Xtimeline. Aprendizagem significativa é aquela que adquirimos a competência para propagar este conhecimento.
Prática que testemunha esta aprendizagem foi o projeto de estágio, cuja temática foi Noções Temporais, que foi o enfoque temático II desta interdisciplina.
Ainda neste IV Eixo tivemos as interdisciplinas de Representação do Mundo pela Matemática e Representação do Mundo pelas Ciências Naturais.
Na postagem Sombras , relato a experiência que coloquei em prática com meus alunos, no módulo II de ciências, do ciclo da natureza. O objetivo desta experiência, projeções de sombras, era investigação e resolução de problemas por meio de tentativas, experimentações, tudo isso relacionado a luz, sombra, ausência de luz, entre outras concepções que os próprios alunos construíram durante o experimento.
A proposta do estudo das ciências foi trazer um enfoque onde compreender a natureza é compreender a si mesmo. E em cada observação que fazemos acrescentamos algo de novo em nós, ao mesmo tempo que modificamos aquilo que observamos.
1 comentário:
Sueli é bem legal perceberes o quanto as novas aprendizagens trouxeram um novo olhar para tua prática e quem sabe agora faria o registro destas evidências do teu fazer pedagógico linkando as atividades desenvolvidas, pode ser?
Vamos nos comunicando.
Com carinho,
Grace Maria
Enviar um comentário