11 outubro, 2010

Análise do Eixo II



Ano de 2007, segundo semestre do PEAD e ingresso de uma nova turma, os calouros, e claro...de minha colega Kathia, que mais adiante seria adotada por mim, para trocarmos idéias, conhecimentos, enfim, aprendemos e continuamos aprendendo uma com a outra.
Neste semestre além do Seminário, que integra as demais interdisciplinas, tivemos:
  • Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I
  • Fundamentos de Alfabetização I
  • Escolarização Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica
  • Infâncias de 0 a 10 anos
Durante este semestre fiz referencias a interdisciplina Seminário Integrador no meu Blog, inclusive ganhei vário “puxões de orelhas”, pois minhas postagens eram mínimas e as reflexões não tinham argumentações pontuais desta caminhada.
Após os “puxões de orelha” fiz uma postagem tipo desabafo, postagem escrita em 27/06/2007 que dizia a seguinte:
E aí galera, que pessão!! Pessoal, estou me referindo aos comentários que recebi, mas tudo bem eu realmente estava deixando de lado o meu bloguinho. Gostaria de compartilhar com vocês a minha caminhada, neste segundo semestre, estou conseguindo fazer as atividades em dia, apesar da “banda estreita”, porém o fórum é um espaço que pouco uso, pois acho complicado dar seqüência aos assuntos abordados. Quando iniciei o primeiro semestre me apresentei como “analfabeta da máquina” hoje me considero uma silábica alfabética, pois já aprendia a usar várias ferramentas, que antes para mim eram uns “monstrinhos”. Estou adorando essa oportunidade de descobertas e aprendizagens.

" O sucesso não ocorre por acaso
Deus nos da´o dom.
O mundo nos oferece a oportunidade
E assim, acontece o sucesso
( Valmor Vieira)

Analisando esta postagem e as demais, acho que os “puxões de orelhas” ainda foram pouco, pois, realmente elas eram muito empobrecidas, faltava conteúdo. Faltava refletir acerca das aprendizagens; descobertas; dificuldades e superações, segundo a proposta das postagens no Blog.
Neste semestre também tivemos uma Avaliação do Seminário Integrador, foi um verdadeiro “bixo papão”, inclusive escrevi uma postagem sobre a dificuldade que tive durante esta avaliação e também sobre a aprendizagem que tive vivenciando este momento.
Parte da postagem que evidencia minha aprendizagem, escrita em 20/08/2007:
“....Sei que para a maioria a avaliação foi barbada, pois os tópicos abordados eram os mesmos do inventário, porém eu sempre fico muito tensa, principalmente quando preciso fazer uma dissertação. Vou lembrar disso quando aplicar avaliação aos meus alunos!!”
Sei que ainda tenho muito que aprender, porém analisando esta caminhada percebo o quando já aprendi.
Obrigada a todos(as) que contribuíram para minha aprendizagem, professoras, tutoras e colegas.

2 comentários:

Lara Lord Presentes disse...

Sueli, estou precisando de material sobre:
- Organização e Fundamentos da Educação brasileira;
- Planejamento e Avaliação no contexto do Projeto Pedagógico;
- Gestão do processo educacional na escola;
Vc teria esse material e poderia enviá-lo para mim?
Meu email é laralord@gmail.com

Grace Milcharek disse...

Vê bem Sueli, do primeiro para o segundo semestre te avalias como uma “silábica alfabética”, aprendizagens e descobertas avançaram.
Quem sabe poderias ampliar a tua reflexão e trazer mais evidências relacionadas às demais interdisciplinas, para conhecermos melhor a tua trajetória como aluna e educadora.
Seguimos nos comunicando.
Com carinho,
Grace Maria