11 outubro, 2010

Reflexão do Eixo I


No Eixo I do PEAD, além do Seminário Integrador I, tivemos as interdisciplinas Escola, Cultura e Sociedade Escola, Projeto Pedagógico Currículo e Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Uma das atividades marcante durante este Eixo foi a do escritor, entre outras ocupações, José de Sousa Saramago, que venho a falecer no dia 18 de junho de 2010. Nesta atividade a proposta era a leitura do texto O conto da Ilha Desconhecida e a partir desta leitura construir um texto respondendo as seguintes questões, “Quem sou eu, onde vivo e trabalho. Por que me tornei professor? Como vivencio hoje o ser professora/professor? Tenho ousadia para... Tenho medo de... Quero dialogar sobre...”
Esta atividade foi marcante devido a “polêmica” que surgiu na época por causa do estilo oral da escrita do Saramago, pois ele escreve da maneira que fala, usa pontuação de uma maneira não convencional, diálogo inseridos nos próprios parágrafos, enfim, uma forma de escrever bem diferenciada do que estávamos acostumados, chegando ao ponto de tornar a leitura difícil, acredito que se estivéssemos habituado com este estilo de leitura não encontraríamos tanta dificuldade.
Dando continuidade a esta atividade tínhamos que responder as questões citadas anteriormente, aí sentimos “na pele” o quanto é difícil falarmos de nós mesmos. Estávamos nos desafiando a conhecer uma ilha desconhecida, que era o PEAD e sendo questionados sobre detalhes da nossa escolha profissional e pessoal, o eu- professor ou professora e, o eu- família, tudo isso considerando que não vivemos numa ilha, isolados de tudo, ou seja estamos inseridos numa família, bairro, escola, cidade, país e num mundo.
Mas por que foi difícil falarmos de nós mesmo, porque não estamos acostumados, assim como não estamos acostumados a ler textos do estilo de Saramago. Falar de nós é sair de nós mesmo e nos olhar como se fossemos desconhecidos, porém não é fácil se abstrair de si mesmo.

"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos."
José Saramago

1 comentário:

Grace Milcharek disse...

Sueli, realmente a reflexão que nos faz mergulhar dentro de nós mesmos é um processo desafiador, pois temos que encontrar respostas para o nosso “eu”. Esta aí mais um aprendizado que somou e somará a tantos outros. E quanto às demais interdisciplinas deste semestre, também se somaram as aprendizagens?