26 outubro, 2010

EIXO V

No 5º semestre tivemos oportunidade de nos conhecermos um pouco mais, a interdisciplina responsável por isso foi a Psicologia da Vida Adulta. Durante este semestre trabalhamos com a aprendizagem na vida adulta a partir do referencial teórico piagetiano, cujo enfoque principal foi a educação de jovens e adultos.

Através das leituras sugeridas tivemos contato com as transformações que ocorrem na convivência do adulto, relacionamentos afetivos, trabalho e educação.
O envolvimento com os temas desta interdisciplina foi tão intenso que me proporcionou uma análise de atitudes minhas e de pessoas que convivem comigo ou que já conviveram...
Apesar de ter certa aversão pelo fórum, pois muitas falas eram ignoradas e davam inicio a outra, em fim, não tinha uma continuidade, nesta interdisciplina houve muitas descobertas que foram socializadas neste espaço. Uma das discussões proposta era sobre as 8 fases da vida adulta segundo Erik Erikson, foi muito produtiva, cada um se “encaixou” em uma das fases e ainda relatou os seus comportamentos, relevantes a tal fase.
Postagem no fórum, em 02/09/2008 20:55:58, em resposta a discussão da colega Solange.

Oi Solange, também estou na mesma fase que tu, estou com 41 anos, e apesar do meu filho estar com 20 anos(idade adulta jovem) eu me preocupo muito com ele, com seus estudos, com as baladas, etc. As vezes eu achava que isso não era normal, porém agora, conhecendo as 8 fases do Erik Erikson, dá para entender o meu comportamento e das demais mães que agem com eu. Estou achando muito interessante estudar essas fases, pois conforme nos apropriamos do conteúdo, inconscientemente fazemos relações com o comportamento de nossos filhos, mãe, irmãos, avós, etc.
Algo que me chamou muito a atenção diz respeito a generatividade, que é um comportamento da fase que estou. Realmente, percebo o quanto é importante pra mim gerar algo, participar de novas experiências, e isso nem sempre foi assim, não na mesma intensidade que agora.


Abração! Sueli

Acredito que esta interdisciplina possibilitou muitas trocas e descobertas para todos os colegas.

1 comentário:

Grace Milcharek disse...

Que maravilha Sueli quando se vai à busca de atualizações, aprofundando estudos teóricos para ter uma melhor compreensão e aprimorar a prática pedagógica, como também conhecer-se melhor conforme mencionaste.
Ficará bem legal esta postagem se trazeres mais evidências destas aprendizagens do teu fazer pedagógico, o que achas?
Vamos nos comunicando, ok!

Com carinho,
Grace Maria