22 junho, 2010

FINAL DE ESTÁGIO

Para encerrar com maestria meu estágio, elaborei uma atividade no wiki dos alunos, que contemplasse a temática do projeto de estágio, Temporalidades, e também algumas das principais características da arquitetura pedagógica, que é a ancora do estágio. Entre estas características estão, levantamento do conhecimento prévio; investigação/ pesquisa; registros; autoria; interação/ debates; cooperação; tecnologias; etc.
A atividade proposta tem como finalidade o entrelaçamento de fatos históricos da vida do aluno com os fatos históricos do município onde ele vive. Parte desse trabalho foi colocado em prática em sala de aula, resultando nas linhas do tempo dos alunos, dessa forma eles já estavam realizando registros, de acordo com seus conhecimentos prévios e a partir de pesquisas junto aos familiares.
A etapa seguinte, que seria o ponto culminante, é o “casamento” da temática com a arquitetura pedagógica, ou seja, relacionar os fatos históricos dos alunos com os de seu município, no work da turma. Este processo é precedido de uma minuciosa pesquisa na internet, e de pesquisas com os familiares, ambas com o objetivo de levantar informações sobre fatos históricos de Porto Alegre, que coincidem com a mesma época dos acontecimentos significativos da vida dos alunos. Esta etapa foi realizada em dupla, pois é uma forma de se estabelecer a interação e cooperação entre os alunos, pois a aprendizagem depende de uma ação de mão dupla. Paulo Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. “Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”.
Pesquisas e registros concluídos, agora é hora da autoavaliação, momento importante, cujo objetivo é levar o aluno a refletir sobre a sua aprendizagem e também sobre a eficácia da metodologia de ensino. A autoavaliação teve como roteiro algumas perguntas norteadoras para a formulação do texto, pois achei viável que este processo não seja realizado como questionário, porque acredito que isso iria limitar a espontaneidade da opinião dos alunos.
Para finalizar, realizamos um debate em sala de aula, para juntos identificar-mos quais os pontos têm de ser melhorados; sobre a possibilidade de pôr em prática as sugestões, ou seja, buscar soluções para não repetir os mesmos equívocos, e até mesmo, aperfeiçoar o que deu certo.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” – Paulo Freire

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Sueli!

Ótima retomada e fechamneto que fizeste neste momento final de estágio!
Gostaria de saber como tu, professora e também estudante, se sente ao final deste processo? O que mudou? Como o curso te auxiliou? As intervenções/orientações que foram realizads por professores e tutores te auxiliaram?

Topas esta reflexão?
Grande beijo Su!!!

Vanessa

Grace Milcharek disse...

Olá Sueli!
Agora estarei junto às professoras do Seminário Integrador 09 para acompanhar o teu Blog.
Com carinho,
Grace Maria