11 janeiro, 2007

ECS 11

PEDAGOGIA A DISTÃNCIA ANOS INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE DO PÓLO DE ALVORADA PROFª : VERA CORAZZA ENFOQUE TEMÁTICO: EDUCAÇÃO ESCOLAR E POLÍTICAS PUBLICAS NO BRASIL LEITURA DA SEMANA: AKKARI, A.J. DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL: ENTRE ESTADO, PRIVATIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO IN EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, XXII, N. 74, ABRIL 2001. P.163-189. DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL: ENTRE ESTADO, PRIVATIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO. O texto foi bastante esclarecedor no que diz respeito 'a educação em nosso paí­s, onde a escola constitui um produto social desigualmente distribuído. Em teoria, as autoridades costumam pregar o caráter igualitário e transformador do ensino, porém na prática constatamos uma realidade bem diferente. No Brasil ultimamente, a demanda por escolas por parte das camadas populares tem sido constante. Os poderes constituí­dos não tém dado 'a escola a atenção que merece. Este fato já é bastante significativo, em especial, se observarmos que a escola mais sacrificada é a destinada as crianças das camadas populares: a escola pública reduzida em quantidade e qualidade. Naturalmente, houve avanços nos últimos anos no que diz respeito à redução da taxas de analfabetismo e 'a evolução dos ní­veis de escolarização, também houve um aumento no número de concluintes nos ensino médio e superior, isso se levarmos em consideração apenas os fatores quantitativos. Um dos aspectos importantes que o texto aborda são as contradições entre o ensino público e privado no Brasil. Isso evidencia que não houve mudanças significativa no que se trata de educação qualitativa desde o Brasil colônia até os nossos dias, pois na colônia eram as novas gerações dos proprietários de terra e dos comerciantes que podiam ter acesso 'a educação, hoje quem tem acesso 'A s escolas de melhor qualidade são as gerações descendentes daqueles que possuem melhores condições econômicas, e que tém condições de pagar uma mensalidade que chega a ser maior que a despesa anual que o governo tem com o aluno do ensino público. Outro fator de disparidade diz respeito ao salário dos educadores da escola pública em relação ao salário dos professores das escolas particulares que chegam a ser cinco vezes menor. Contudo, resta-nos a esperança de que no futuro comecem a aparecer de fato melhorias qualitativas na nossa educação, pois isso não é nenhum favor é um direito garantido pela constituição e que o poder público, em suas diferentes esferas, deve suprir.

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