11 setembro, 2009

O menininho


    O texto O menininho “fala” sobre o papel do professor em relação ao ato imaginativo do aluno a suas conseqüências na criatividade, no pensamento criador, na auto-expressão.
    É por meio da arte que o ser humano pode se expressar de forma inteira, completa, o que pensa e sente, não só com palavras ou ações, mas também através de seu corpo, cantando, dançando, pintando, representando, experimentando, inventando histórias, modelando, enfim, uma visão individual do mundo. É por meio da arte, também, que a criança reelabora a realidade, tentando entender e trabalhar seus próprios conflitos.
    Infelizmente muitos professores restringem suas aulas somente à pintura e a colagem de desenhos prontos. Tipo de trabalhos onde não está presente a criatividade da criança, pois neles não existe espaço para a criança expressar-se desenhando, cantando, modelando, representando, etc.
    Para Viktor Lowenfeld(1977, p. 29), a criança condicionada a determinado modelo sempre se mantém na expectativa de que se lhe apresente o modelo que deve seguir. Quando é retirado, a criança sente-se perdida e sem confiança para usar independentemente, sua imaginação.
    Outro fator que desencoraja o aluno a usar sua capacidade de criar é quando percebe que suas produções não estão agradando a seus pais e professores, então ele pára de criar, passando a copiar modelos ou mesmo produções de outras crianças na tentativa de ser aceita.
     Cabe a nós professores criar uma atmosfera de confiança e encorajamento para que as crianças possam expressar-se, descobrir-se, trocar experiências, ter confiança em si mesma.

Sem comentários: