01 setembro, 2009

SEMINÁRIO INTEGRADOR VII


No dia 26 de agosto, tivemos nossa primeira aula presencial do Seminário Integrador VII.
Nos foi proposto atividades disparadoras, que seriam desenvolvidas em grupos, num determinado tempo estipulado pelas professoras da interdisciplina.
Eram duas propostas, a ao final de cada uma delas, faríamos uma discussão oral, teórica, sobre os resultados obtidos.
Meu grupo G2b , ficou com a proposta 2, cujo objetivo era mobiliar uma casa, dois dormitório; sala; cozinha e banheiro, cujos moradores seriam dois adultos, com a quantia de R$10.000,00,
Nesta atividade assumimos o papel de Sherlock Holmes, pois tínhamos uma missão pela frente, que usaríamos a dedução para obter uma conclusão a respeito de uma determinada hipótese.
O grupo se empenhou o máximo, cada um contribuía com sugestões, até que chegamos a conclusão que, a casa seria habitada por um jovem casal, em início de vida a dois. A partir daí, foi aquela correria , como atividade “disparadora”, não poderia ser diferente, tínhamos que gastar o dinheiro, de acordo com os interesses e necessidades do casal.
O resultado foi fantástico, pois mobiliamos toda a casa e ainda sobrou dinheiro para comprar alguns acessórios para o lar.
Porém, o mais interessante, no meu ponto de vista, foi a idéia que surgiu a partir dessa dinâmica, pois estou trabalhando sistema monetário com meus alunos. Vamos montar um supermercado, onde alguns alunos serão os clientes e outros os vendedores, ambos terão que cumprir uma missão, como por exemplo, os clientes farão suas compras de acordo com suas necessidades e interesses, tendo um valor determinado que será o mesmo para todos. Aos vendedores caberá a missão de proporcionar as melhores ofertas, tendo em conta que, os preços serão tabelados, dessa forma, deverão oferecer prazos mais longos ou taxas reduzidas, porém não devem esquecer que devem lucrar mais que seus concorrentes. (idéia não concluída).
Já arrecadamos vários encartes, os produtos serão recortados e separados, pois faremos varias estandes, como por exemplo, farmácia, bazar, mercearia, açougue, etc.
Esta atividade terá como principal objetivo o trabalho cooperativo e estratégico, cooperativo; pois cada cliente (aluno) tomará decisão de acordo com a escolha da maioria de seu grupo, estratégico; pois ambos os grupos terão que priorizar os interesses e necessidades, de acordo com os valores que receberão.
Minha tarefa nesse projeto é de apontar caminhos, para que os alunos possam caminhar com seus próprios pés.




Sem comentários: