06 abril, 2010

Pontapé inicial

Devido ao novo sistema operacional que foi implantado no início dessa semana, na oficina digital de minha escola, o LINUX, ainda não usei o computador como uma ferramenta de aprendizagem com meus alunos, pois primeiro preciso me familiarizar com este novo sistema para poder orientá-los da melhor forma possível, ou seja, aprender mais para ensinar melhor.
Mas, apesar dessa mudança, já dei o pontapé inicial na minha arquitetura; em sala de aula, cuja temática é Noções Temporais.
Apesar da complexidade dessa temática, acredito que as noções de temporalidade são aprendizagens necessárias para a compreensão da história nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Pretendo trabalhar a temporalidade de forma a entrelaçar a história individual dos alunos com a história do município em que vivem.  Dessa forma os alunos irão localizar tempos e lugares de proveniência de antepassados da sua família e também de sua cidade, além disso, organizarão linha do tempo com acontecimentos significativos em nível municipal, cotejando com a história de familiares: pais, avós, bisavós, tataravós, tios.
No processo desse trabalho os alunos irão se valer de várias fontes, como jornais, livros, internet,  depoimentos, documentos familiares, fotos, etc., e processualmente a compreensão de tempo histórico vai sendo construído, pois criarei situações didáticas com a intencionalidade dos alunos criarem hipóteses sobre o que consideram antigo, velho, passado recente, passado remoto, período histórico, além da  interação com o que já se convencionou a respeito do tempo ao longo da história, como anos, décadas, séculos, milênios, períodos, eras...
O objetivo dessa temática é que os alunos compreendam o tempo em suas seguintes dimensões: o tempo físico (localizar-se no tempo, situar fatos de sua vida cotidiana, interpretar linha do tempo, trabalhar com as medidas de quantificação do tempo - dias, meses, anos e séculos) e o tempo histórico ou social (análise dos contextos de épocas, perceber o tempo como diferente de outros tempos ou época, compreender que o tempo é fruto da construção social, de determinantes históricos que a cada momento as sociedades humanas imprimem à época em que vivem, perceber que num mesmo período cronológico; podem existir diferentes tempos históricos).

4 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Sueli! Tudo certo?
Retomando a parte inicial da tua postagem, sobre o sistema operacional, lanço a seguinte questão: será que nós educadores temos sempre que "dominar" alguns conhecimentos?
Verás que não há muitas diferenças com o Linux.
Bjus,
Vanessa

SUELI disse...

Vanessa, te responde a questão, acho que isso varia de pessoas para pessoa, pois eu preciso estar muito segura do que estou fazendo para levar 20 alunos para uma oficina digital, não quero ser a detentora do saber, mas, pelo menos ter uma noção do ambiente que irei explorar e saber o que posso cobrar de meus alunos. Espero que eu tenha sido clara na minha explicação.
Bjus!
Sueli

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Sueli!

Concordo contigo! Enquanto educadores o planejamento é essencial. O que acontece é que muitas vezes ficamos muito preocupadas pois nossos alunos acabam dominando as tecnologias muito mais rápido que nós, não é mesmo? Estive lendo tua reflexão no pbworks e vi que que fizeste esta constatação. Seria interessante que trouxesse também esta reflexão para cá no blog,oi que achas?

Grande abraço,
Vanessa

Beatriz disse...

Concordo contigo SU. Ter uma apropariação básica das ferramentas e dos recursos poupa tempo e oferece um clima mais tranquilo na sala de aula. Nota que eu disse apenas básica, pois ao lobgo do tempo vais aprendendo a descobrir formas melhores de uso com eles. Assim, é o tempo todo na vida: se aprende com os outos ao mesmo tempo que se ensina.
Um abração
Bea