03 abril, 2010

Aprender Mais para Ensinar Melhor

O papel do professor vem passando por grandes mudanças, em função da revolução tecnológica. Além de ensinar os conteúdos do currículo, nós professores, precisamos ajudar nossos alunos a compreender e dar sentido ao volume de informações com que somos bombardeados diariamente. Educar cidadãos capazes de construir sua própria visão de mundo e realizar um projeto de vida autônomo numa sociedade cada vez mais complexa é, hoje, um grande desafio para a escola.
Para dar conta desse desafio, nós professores precisamos não apenas acompanhar os fatos da atualidade, mas possuir conhecimentos científicos e linguísticos que nos permita analisar, interpretar e criticar a vida social e o mundo físico.
Para pôr em prática minha Arquitetura Pedagógica, realizei alguns estudos, um deles foi a retomada da interdisciplina REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS, que teve como um dos enfoques temáticos  Tempo e Espaço, estudo das noções de tempo e espaço que são fundamentais para a prendizagem da área dos Estudos Sociais.
Porém, além dessa área, pretendo trabalhar a questão da temporalidade de forma interdisciplinar, os conhecimentos da temporalidade em suas várias dimensões: o tempo físico - localizar-se no tempo, situar fatos de sua vida cotidiana, interpretar linha do tempo - e o tempo histórico ou social - análise dos contextos de épocas, perceber o tempo como diferente de outros tempos ou época, compreender que o tempo é fruto da construção social, de determinantes históricos que a cada momento as sociedades humanas imprimem à época em que vivem, perceber que num mesmo período cronológico; podem existir diferentes tempos históricos.Que o aluno possa entender o tempo como uma dimensão contínua, que passa sem cessar, e que, abrange momentos sobre o qual os homens inscrevem suas diferentes trajetórias, fruto se suas relações sociais.

1 comentário:

Beatriz disse...

No planejamento está tudo maravilhoso!1 Vou ler todas as outras mesnagens e imagino que vais ter o que contar. Ah!! Não esquece que aqui é o lugar de refletir sobre o que o curso está te ajudando no estágio, no que ele favoreceu mudanças. Um abraço
Bea