12 outubro, 2010

Análise do Eixo III


A postagem Primeira etapa do planejamento de teatro é um relatório de uma das aulas que apliquei aos meus alunos, 4ª série, após uma das aulas presenciais de Teatro. Os alunos aprenderam muito com esta disciplina, eu mais ainda, pois até então eu pensava que para se fazer teatro era indispensável cenário e figurino. A partir das aulas de teatro percebi que o corpo e sentimento são peças fundamentais de uma dramatização.
Mas por falar em sentimentos, vivenciamos muitos sentimentos durante este segundo semestre de 2007, pois além do Seminário Integrador III , tivemos Artes Visuais ; Literatura Infanto-Juvenil e Aprendizagem ; Teatro e Educação; Ludicidade e Educação ; Musica na Escola , interdisciplinas que com certeza provocaram muitas mudanças no nosso “ser professor”.
Na postagem O 'Passo' relato uma experiência inesquecível, para mim e para os alunos, uma técnica denominada “O passo” , cuja base é a pulsação, um ritmo que podemos observar em nosso corpo, a partir desta pulsação começamos a produzir sons com palmas, pés e sons vocálicos. Enfim, esta foi uma experiência que nos possibilitou grandes aprendizagens.
Foram muitas emoções durante o semestre, realizamos a visita a Bienal, momento cultural compartilhado com colegas, tutores e professores.
Esta experiência foi tão significativa que resolvi levar meus alunos para vivenciar este momento. Na postagem Fazendo Arte faço um relato sobre esta visita e sobre os trabalhos dos alunos, que foram realizados a partir da obra de arte da artista magdalena Atria, que utilizou massinha de modelar para moldar grandes pinturas.
Na interdisciplina de Artes Visuais aprendi a ensinar os alunos a observar a arte com outros olhos, com olhos de quem vê o que quer envergar e não o que os outros dizem que vêem. Aprendi a ensinar os alunos a realizar releituras de formas diversificadas, seja ela com qualquer material disponibilizado. O importante é que o autor(aluno) tenha sensibilidade de observar uma obra e reproduzi-la de sua maneira.
Enfim, um semestre de muita interação, criatividade, emoção, aprendizagem e trabalho prazeroso.

2 comentários:

Grace Milcharek disse...

Olá Sueli!
Ficou ótima a postagem com os links que levam o leitor até as postagens passadas, contextualizando o que diz no presente.
Foi muito bom ler o que escrevestes, quando avalias o semestre como: “interativo, criativo, emocionante, com aprendizagem e trabalho prazeroso”.
Parabéns pelo trabalho!
Com carinho,
Grace Maria

SUELI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.